SABERES E DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL: UMA REVISÃO DE ACORDO COM A MULTIPLICIDADE DE SABERES

Silvia de Freitas Mendes, Dirceia Moreira

Resumo


Neste artigo será tratado o depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual dando-se ênfase à multiplicidade de conhecimentos que podem influenciar aquele instrumento. A partir disso, foi estabelecido como problema: o depoimento especial ajusta-se à ecologia de saberes? A partir desse problema, especificou-se os objetivos: apresentar as finalidades e operacionalização do depoimento especial; contextualizar o depoimento especial a partir da ecologia de saberes. Quanto à metodologia, inicialmente primou-se pelo levantamento bibliográfico acerca da(s) finalidade(s) e operacionalização do depoimento especial. Após, realizou-se a revisão bibliográfica sobre a descrição da ecologia de saberes de acordo com a proposição de Boaventura de Sousa Santos, para posteriormente, contextualizar as finalidades e operacionalização do depoimento sem danos a partir desta matriz epistemológica.


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