REPUTAÇÃO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA PARA UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Breno de Paula Andrade Cruz

Resumo


Tendo como pressuposto que a reputação é fonte de vantagem competitiva, o objetivo deste artigo é explorar quais atributos podem ser considerados na construção da reputação de uma IES. As teorias utilizadas foram a Vantagem Competitiva (VASCONCELOS e CYRINO, 2000; BARNEY, 1986; GHEMAWAT, 2002) e Reputação - fazendo uma diferenciação importante entre os termos Reputação e Imagem (ARGENTI, 2006) antes de apresentar os autores que consideram tal atributo na formulação estratégica (TEECE et al 1999; RINDOVA e FOMBRUN, 1999). Como possibilidades, são explorados alguns atributos que podem constituir a reputação de uma IES. Estas variáveis seriam: a percepção de alunos e ex-alunos; percepção de amigos; percepção de profissionais de mercado; publicações especializadas da instituição; visibilidade de ex-alunos no mercado; presença na mídia e possibilidade de networking.


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