OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE SEUS SABERES ARITMÉTICOS E RESPECTIVAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

Valessa Leal Lessa de Sá Pinto, Abel Rodolfo Garcia Lozano, Angelo Santos Siqueira

Resumo


O presente artigo aborda algumas considerações sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, especialmente no que diz respeito aos conhecimentos aritméticos de professores que atuam nos primeiros anos do Ensino Fundamental, ou seja, os saberes destes profissionais sobre o sistema de numeração decimal e as quatro operações básicas. Tais docentes não têm formação específica, mas carregam a grande responsabilidade de ensinar os primeiros conceitos matemáticos às crianças. O texto apresenta parte de uma pesquisa de Mestrado, realizada através de um estudo de caso com professores que atuam nas séries iniciais de uma escola particular do estado do RJ. O principal objetivo do estudo foi analisar a formação matemática de professores polivalentes. Então, este artigo mostra a análise de algumas atividades desenvolvidas no curso de formação continuada, realizada pela pesquisadora com o grupo participante, que tratou de questões como a abordagem de definições e propriedades de conceitos básicos da Aritmética e metodologias de ensino. Os resultados deste trabalho sinalizam que há necessidade de uma maior atenção com o preparo destes profissionais em relação ao aprofundamento do estudo de conceitos que ensinam às crianças em seus primeiros anos de escolaridade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.