A importância da monitoria na formação acadêmica do aluno do Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO: um relato de experiência

Carla Carolinne Alves de Carvalho, Cristiane Medeiros dos Santos, Melissa Teixeira Cursino, Vanessa de Almeida Mariquito

Resumo


O presente artigo visa descrever as experiências das autoras no Programa de Monitoria doo Curso de Serviço Social da UNIGRANRIO campi Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Magé. Compreende-se por monitoria uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação acadêmica. Nesse sentido, será apresentada a importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, suas vantagens e as dificuldades que permeiam nesse processo. Foi utilizada a observação participante, a pesquisa bibliográfica e a abordagem qualitativa como metodologia da pesquisa. Houve a compreensão que essa experiência foi de suma importância e proporcionou um crescimento pessoal e profissional como acadêmica de Serviço Social, além de favorecer uma visão real da vivência e das atividades da docência. O trabalho contribuiu para a reflexão e o fortalecimento nas atividades postas na sala de aula com os demais acadêmicos, propiciou um contato maior com a docência, além de rever os conteúdos anteriormente apresentados, contribuindo assim para a reflexão e o fortalecimento da ampliação do conhecimento.

Palavras chaves: Ensino, Monitoria, Serviço Social.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.