Formação do preço de venda e estratégias de precificação na Leader: um estudo explicativo

Leonardo José Seixas Pinto, Paola Cristina Cardoso Moura

Resumo


A formação correta do preço de venda o qual garante a lucratividade desejada pelos acionistas não é um processo simples devendo ser considerado as diversas variáveis como: custos, despesas, impostos, preço da concorrência, ponto comercial, posicionamento estratégico da empresa, mix de produtos, público-alvo, dentre outros. Esta pesquisa explicativa e de campo, elaborada através da técnica de observação direta extensiva em uma das maiores empresas varejistas de roupas masculinas, femininas, infantis, utilidades domésticas, cama, mesa e banho e brinquedos do Brasil concluiu que existe metodologia sistemática de formação de preços somente no departamento de roupas, onde a empresa precifica com base na maximização de lucros. Já para os produtos dos outros departamentos são precificados com base nos preços da concorrência. Desta forma, a idéia de que os produtos exclusivos garantem maiores rentabilidades são observados na empresa estudada.


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RACC Unigranrio - Publicação Eletrônica da Escola de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade do Grande Rio "Prof. José de Souza Herdy" - UNIGRANRIO.