v. 2, n. 2 (2009)

 

     A Revista de Direito da UNIGRANRIO chega ao seu terceiro número e se consolida como importante veículo jurídico para difusão de idéias da comunidade acadêmica.

     Apesar das dificuldades ainda existentes para a realização de pesquisa no Brasil, a Revista tem recebido contribuições de docentes da UNIGRANRIO, docentes convidados e alunos (em nível de pós-graduação e graduação, inclusive de outras IES), possibilitando a escolha de artigos de qualidade.

     As contribuições recebidas versam sobre relevantes assuntos e contemplam estudos sobre o Estado, processo integracionista, direito de propriedade, educação, democracia, cidadania, direitos humanos.

     Este número contempla, ainda, aspectos de notória atualidade e vanguardismo, tais como a recente Crise Econômica - iniciada em 2008 e ainda não superada, a questão dos chamados transexuais e a possibilidade de troca de nome.

     Por fim, traz importantes reflexões teóricas nas searas do Direito Penal e da Teoria do Direito, nesta última a partir do referencial de Karl Marx.

     No aniversário de 15 anos do Curso de Direito da UNIGRANRIO, a chegada do terceiro volume de sua Revista é motivo de grande júbilo e alegria por estar a publicação em consonância com os mais elevados e nobres valores existentes no Estado Democrático de Direito.

               Duque de Caxias 15 de dezembro de 2009

               Prof. Dr. Sidney Guerra – Editor Responsável

               Prof. Msc. Pedro Avzaradel – Co-Editor responsável 

 

Sumário

Artigos de Docentes

Sidney Cesar Guerra
PDF
Joaquim Humberto de Oliveira
PDF
Litiane Motta Marins Araujo
PDF
Cleber Andrade
PDF

Artigos Externos

Fernanda Andrade Almeida
PDF
Leonardo Fernandes Rodrigues Cardote
PDF
Marcela Alves Mascarenhas
PDF