ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES NO ENSINO DE FÍSICA

Ednilson Sergio Ramalho de Souza, Pedro Estevão da Conceição Moutinho

Resumo


A alfabetização científica tem sido um tema bastante discutido nos últimos anos por pesquisadores do ensino de ciências e matemática. Apesar disso, poucos trabalhos abordam esse tema em ambiente de modelagem matemática. Nosso objetivo é discutir sobre alfabetização científica nas aulas de física com modelagem matemática enfatizando a experimentação. Para isso, buscamos respostas a duas perguntas principais: quais saberes são necessários aos alfabetizados cientificamente? e como esses saberes emergem em práticas de modelagem matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica e de discussões teórico-práticas, verificamos que tais competências emergem em complexidade crescente conforme a transição entre as etapas de modelagem e conforme a maior ou menor participação dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover alfabetização em ambiente de modelagem matemática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org