UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENVOLVENDO CONTRATO DIDÁTICO DE CONTEÚDOS QUÍMICOS E FÍSICOS

Larissa Oliveira de Souza, José Euzebio Simões Neto, Flávia Cristiane Vieira da Silva, Anna Paula de Avelar Brito Lima

Resumo


O presente trabalho apresenta um levantamento bibliográfico para identificar e analisar as pesquisas sobre Contrato Didático em aulas relacionadas a conhecimentos químicos e físicos no Brasil. O Contrato Didático foi inicialmente estudado por Brousseau (1986), e diz respeito às cláusulas, em parte explícitas, mas, na maioria, implícitas, que regulam a divisão de responsabilidades e expectativas entre professor e aluno, na gestão de um saber. Realizamos uma análise das tendências das publicações acadêmicas em periódicos e em anais de eventos em química, física e ensino das ciências. Os resultados apontam o baixo número de trabalhos de Contrato Didático para conteúdos químicos e físicos. Nos eventos, observamos o crescimento de publicações sobre o tema, que pode refletir num crescimento do número de programas de pesquisa em ensino de interessados no Contrato Didático.

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ISSN: 2238-2380

 

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