CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS (1998-2015)

Rodrigo Alves Xavier, Antonia Adriana Mota Arrais, Eliane Mendes Guimarães, Delano Moody Simões Silva, Viviane A Silva Falcomer

Resumo


O presente trabalho apresenta uma revisão de literatura acerca dos trabalhos existentes sobre conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de ciências publicados no Brasil entre 1998-2015. Tais elementos, geralmente, são abordados de forma desproporcional nas aulas de ciências naturais, havendo um maior espaço para os fatos e conceitos. Assim sendo, essa pesquisa busca evidenciar, na literatura, publicada no Brasil, como os procedimentos e as atitudes vêm sendo abordados no ensino de ciências. A partir do levantamento verificou-se que existem poucos estudos acerca desses conteúdos, e que alguns autores ainda focam apenas nos procedimentos de caráter manipulativo. Com relação às atitudes alguns trabalhos fizeram um enfoque muito superficial, não explicitando as suas principais funções. Assim, consideramos que mais investigações sobre o uso de procedimentos e atitudes nas aulas de ciências devem ser realizadas, divulgando mais experiências e possibilitando que essas abordagens possam ser usados em vários contextos.


Palavras-chave


Conteúdos Procedimentais; Conteúdos Atitudinais; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org