A APROXIMAÇÃO DAS AULAS DE QUÍMICA NO CURSO NORMAL DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Marco Antonio Malta Moure, Rose Mary Latini

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar uma prática de ensino de Químicaem um Cursode Formação de Professores do Ensino Médio visando a inserção de conceitos científicos no Ensino Fundamental I. Para tal, buscamos suporte teórico nas contribuições de Vygotsky e em autores que apontam para a necessária introdução de conceitos científicos inerentes à Química no Ensino Fundamental I. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, fizemos da participação dos sujeitos, alunos do curso de formação de professores de nível médio de uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro, uma constante. Junto aos alunos/professores construímos propostas de ensino contextualizadas que pudessem atender a necessidade da construção de conceitos científicos/químicos para essa faixa etária. A técnica de observação participante foi utilizada para coleta de dados, seguida pela análise reflexiva das estratégias de ensino adotada. Os resultados apontam que o empenho na elaboração e desenvolvimento das atividades propostas pelos próprios alunos, influenciaram na maneira de pensar Ciências no Ensino Fundamental I. Assim, percebemos que os futuros professores conseguiram aproximar o ensino de Química em sua etapa escolar aos conceitos científicos que serão trabalhados com seus futuros alunos.


Palavras-chave


Ensino de Química. Formação de professores. Metodologias participativas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org