A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O CONHECIMENTO DIDÁTICO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Bruno Rodrigo Teixeira, Edilaine Regina dos Santos

Resumo


Neste artigo apresentamos aspectos identificados no trabalho com a Resolução de Problemas em contextos de formação inicial de professores de Matemática que possibilitam a mobilização ou o desenvolvimento do conhecimento didático. A partir de um levantamento bibliográfico realizado no Banco de Teses da CAPES selecionamos pesquisas que apresentassem objetivo(s) ou questão(ões) de investigação relacionados com a Resolução de Problemas, enquanto metodologia de ensino, nesses contextos formativos. Por meio das análises realizadas nessas pesquisas identificamos aspectos que possibilitaram a futuros professores, ao vivenciarem essa metodologia de ensino na posição de alunos, a mobilização ou o desenvolvimento de seu conhecimento didático, nas vertentes: conhecimento da Matemática, conhecimento do currículo, conhecimento do aluno e dos seus processos de aprendizagem, e, conhecimento do processo instrucional. A identificação de tais aspectos pode auxiliar formadores de professores na proposição de ações com foco na Resolução de Problemas visando ao desenvolvimento do conhecimento didático desses futuros profissionais.


Palavras-chave


Educação Matemática. Formação de professores de Matemática. Resolução de Problemas. Conhecimento didático.

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ISSN: 2238-2380

 

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