CONCEITOS ANATÔMICOS SOB O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO: O PROCESSO DE ENSINO EM ANATOMIA HUMANA

Paola de Lima, Arleide Rosa da Silva, Denis Guilherme Guedert

Resumo


O livro didático ainda é um instrumento importante no processo de ensino e aprendizagem. Por isso este trabalho buscou avaliar como ocorre o processo de transposição didática através da análise dos conceitos anatômicos e sua contextualização contida em livros didáticos de Biologia. Essa pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Didática das Ciências Naturais e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM) da FURB. Caracterizou-se como pesquisa qualitativa de caráter documental. Selecionou-se o livro didático adotado para o 2º ano do ensino médio na rede municipal de ensino da cidade de Presidente Getúlio/SC, e analisou-se o conteúdo teórico, recursos visuais e informações complementares distribuídos em seis capítulos. Concluiu-se que existem algumas falhas no processo de transposição didática sobre anatomia humana, apresentando erros conceituais e de nomenclatura tanto em imagens como no enfoque teórico, ficando evidente o papel fundamental do professor como interlocutor nesse processo. 


Palavras-chave


Anatomia Humana. Livro Didático. Transposição didática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org