O PAPEL DO YOUTUBE NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Marcelo José da Silva, Marcus Vinicius Pereira, Agnaldo Arroio

Resumo


Os processos de ensino e aprendizagem têm se modificado nos últimos tempos com a emergência de novas práticas de circulação livre de informações, das quais se destacam materiais audiovisuais. Com o intuito de investigar o uso de vídeos por estudantes do ensino médio ao estudarem ciências, conduzimos uma investigação que analisou as razões que têm levado estudantes a buscarem vídeos na internet ao estudarem biologia, física e química. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, onde foram selecionados de forma aleatória 119 alunos de seis turmas, duas de cada série, que responderam a um questionário já validado e alguns deles foram convidados a participar de um grupo focal para aprofundamento. Como resultado, verificou-se que os jovens da sociedade atual têm encontrado na tecnologia o auxílio necessário para seus estudos, sobretudo acessando o YouTube por meio do computador e/ou do celular. A prática de utilizar vídeos como forma de estudar ciências leva à reflexão de como as disciplinas têm sido trabalhadas na sala de aula e a dinâmica entre esse espaço real e o processo de ensino e aprendizagem virtual por meio dos vídeos.


Palavras-chave


vídeo; YouTube; ensino de ciências; ensino médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org