USO DO QUESTIONÁRIO MSLQ NA AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE BIOLOGIA, FÍSICA E MATEMÁTICA

Daniel Fábio Salvador, Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Débora Batista de Oliveira, Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos

Resumo


A motivação e o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem são os principais aspectos associados à aprendizagem autorregulada, contribuindo de forma direta para o desempenho acadêmico dos estudantes. Este trabalho apresenta os resultados obtidos na avaliação da motivação e estratégias de aprendizagem de estudantes do ensino médio de Biologia, Física e Matemática em uma escola pública do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. O trabalho apresenta, também, a versão traduzida e adaptada para uso na educação básica do questionário de estratégias de motivação para aprendizagem (MSLQ), um dos principais instrumentos validados e utilizados na literatura.  São apresentados os escores médios obtidos para os 15 constructos do questionário para estudantes de ensino médio de Biologia, Física e Matemática, a fim de servir como valor inicial de referência para avaliações de motivação e estratégias de aprendizagem. Observou-se diferenças significativas principalmente para os constructos da seção de motivação entre as turmas de estudantes de uma mesma escola e disciplina. O instrumento apresenta bom potencial para uso em pesquisas, avaliações e intervenções no contexto da educação básica brasileira. 


Palavras-chave


Motivação; Aprendizagem autorregulada, questionário MSLQ

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2238-2380

 

Indexadores:

Latindex,  Diadorim, Google AcadêmicoSumarios.Org