ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS DE ALUNOS DA EJA

Gabrielle Corrêa de Jesus Costa, Adriano Vargas Freitas

Resumo


O artigo apresenta relato de experiência sobre aplicação de problemas matemáticos cujo foco foi a compreensão de estratégias de resolução utilizadas por estudantes da Educação de Jovens e Adultos do segundo segmento do Ensino Fundamental, de uma escola pertencente à rede municipal de ensino, da cidade de Angra dos Reis, RJ. Destacamos que a resolução de problemas matemáticos contribui para a formação de jovens e adultos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia. A EJA diferencia-se das outras modalidades de ensino, pelo fato dos alunos terem seus conhecimentos adquiridos em suas vivências, e o Programa Etnomatemática reconhecerá estes conhecimentos, as especificidades culturais, políticas e sociais, assim como a maneira de saber e fazer dos alunos. Sob estas perspectivas, verificamos que o processo de ensino e aprendizagem da matemática deve possibilitar a construção de diferentes estratégias por parte dos estudantes, e o incentivo a desenvolver sua criatividade.  


Palavras-chave


Resolução de Problemas Matemáticos; Educação de Jovens e Adultos; Programa Etnomatemática.

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ISSN: 2238-2380

 

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