JOGOS E BRINCADEIRAS PROPICIANDO O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Morgana Schellers, Marciane Schmitt, Ana Paula Pilz de Sousa, Angela Cristina Hammann Scussels

Resumo


Este artigo objetiva relatar experiência desenvolvida na Educação Infantil como atividade de integração durante o intervalo de lanche das professoras. A proposta objetivou além de integrar as crianças também propiciar condições favoráveis para desenvolvimento de noções conceituais, em especial, as matemáticas, por meio da vivência de jogos e brincadeiras. Foi desenvolvida com 66 crianças de 4 a 6 anos, em uma instituição pública de Educação Infantil localizada no Sul do Brasil, no período de maio a dezembro de 2016. Planejada e implementada utilizando espaços de aprendizagens e materiais presentes na Unidade, a proposta foi desenvolvida tendo ponto de partida as experiências cotidianas das crianças e subsidiada por pressupostos teóricos e diretrizes curriculares que defendem uma concepção lúdica de aprendizagem. Percebeu-se que a proposta foi resultado da intencionalidade educativa das educadoras proporcionando às crianças o desenvolvimento de noções matemáticas relativas a número, forma e espaço, e, grandezas e medidas. As noções relacionadas a número e localização espaço-temporal foram as mais exploradas, por outro lado, menos evidentes ficaram as noções de forma. Em relação às crianças, percebeu-se que participavam das atividades utilizando estratégias variadas, criatividade e esforço, raciocínio lógico-matemático e capacidade de resolver problemas. Em função da participação ativa e do aprender brincando, verificou-se que foi válida a proposta uma vez contribuiu para desenvolvimento cognitivo e emocional das mesmas.


Palavras-chave


Jogos na Matemática. Noções Matemáticas. Experiências Matemáticas.

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ISSN: 2238-2380

 

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