ASPECTOS RELACIONAIS ENTRE CTS E EA: IMPLICAÇÕES PARA UMA FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA E TRANSFORMADORA

Tânia do Carmo, Neide Maria Michellan Kiouranis, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior

Resumo


Este estudo  é resultado da reflexão acerca das aproximações do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Educação Ambiental (EA) e suas contribuições no campo educacional, como estratégia pedagógica para a formação de sujeitos críticos e capazes de, no futuro, assumirem os problemas ambientais. As aproximações existentes entre CTS e a EA são um desafio visto os diferentes caminhos percorridos por cada uma, no entanto existem objetivos relacionados às contribuições para a promoção de um ensino voltado a uma formação crítica e reflexiva dos problemas ambientais existentes que necessitam de novas estratégias para serem resolvidos, os quais podem ter como parâmetros os pressupostos das duas vertentes educacionais. O desenvolvimento de uma educação que tenha como base a aproximação destes dois movimentos pode se configurar em uma estratégia significativa para abordar o contexto de vida dos alunos, numa perspectiva crítica e emancipatória de transformação da realidade física e social.


Palavras-chave


Contexto socioambiental, interação, meio ambiente

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