CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E DESEMPENHO EM LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE ATRASO ESCOLAR

Elizama Silva Dias de Oliveira, Ronei Guaresi

Resumo


A Consciência Fonológica é considerada uma habilidade indispensável para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi o de investigar a relação entre as habilidades em Consciência Fonológica, inclusive as subespecificidades fonêmica e silábica, e os desempenhos em leitura e escrita em crianças do 3º ano do Ensino Fundamental com indicação de aprendizado aquém do esperado para a idade. Participaram da pesquisa 50 crianças, com média de 10,3 anos, de escolas públicas da cidade de Barra do Choça – BA. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: Teste de Consciência Fonológica, Provas de Avaliação dos Processos de Leitura e o Teste de Desempenho escolar. Os resultados alcançados pelos sujeitos deste estudo mostram que o desempenho em leitura se correlacionou mais significativamente com Consciência Fonológica no nível silábico em comparação com o nível fonêmico, mas a diferença entre os dois níveis de consciência foi pouco significativa, reafirmando a importância de ambas para o bom desempenho em habilidades de leitura e escrita. Em relação às etapas de escrita, embora menos significativa, também houve correlação positiva significativa com o desempenho em Consciência Fonológica, o que ratifica o importante papel da Consciência Fonológica para o aprendizado inicial tanto da leitura quanto da escrita, inclusive com estudantes com aprendizado aquém do esperado para a idade. 


Palavras-chave


Consciência Fonológica. Leitura. Escrita.

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