A importância das aulas práticas e recursos tecnológicos para a contextualização da aprendizagem no ensino de Ciências

sandro lima ferreira, auri paiva france, sula salani mota

Resumo


O presente projeto foi aplicado na unidade da rede Estadual de ensino, Ciep 257 no município de Rio das Ostras que teve como objetivo abordar a importância de inserir a prática experimental e ferramentas tecnológicas no contexto educacional do ensino de ciências, unindo a prática com a teoria, a fim de transformar toda a informação em aprendizagem. Este projeto iniciou-se com turmas do 7º ano do ensino fundamental e finalizou-se na turma de 1º ano do ensino médio na mesma unidade de ensino anteriormente citada. Através dos estágios de observação e co-participação das aulas iniciou-se a idéia de elaborar um projeto que mudasse a realidade das aulas de ciências no ensino fundamental e biologia no ensino médio. Tal realidade mostrava total insatisfação dos alunos com o método pedagógico utilizado pelo professor. Desmotivados, muitos alunos conversavam, ouviam MP3 e ficavam lendo revistas durante as aulas. Com isso, professor não conseguia passar informações, quanto mais gerar conhecimento. Daí a idéia de elaborar um projeto que substituísse o quadro de giz por ferramentas tecnológicas fixando o conteúdo abordado com a prática aplicada. O resultado disso foi à obtenção de uma aula mais dinâmica, produtiva e com resultados finais satisfatórios, os quais incluem um aumento expressivo na participação dos alunos durante as aulas e um interesse pela disciplina de ciências nunca vista antes.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.